Por Priscila Braga e Julyana Leite

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Fotografando com "Lomo"

Câmeras de Lomografia!
É uma máquina que não é digital, tem lentes baratas, deixa vazar luz no filme, produz fotos com cores saturadas e estranhas sombras escuras ao redor, além de outros defeitos que tornam as lomografias tão peculiares e bacanas. Os resultados inesperados e surpreendentes (muito lindo mesmo!) de cada lomografia é o que torna a Lomo tão especial. São os “defeitos” que as máquinas digitais nunca reproduzirão: bem vindo ao mundo analógico e de efeitos surpreendentes!!
     

História da Lomo:
LOMO é a sigla de Leningrad Optical Mechanical Union, que fabricava câmeras para o mercado soviético. Em 1991, 2 amigos austríacos compraram em um mercado de pulgas em Praga um modelo LC-A (Lomo Compact Automat) de uma bacia de pechincha rotulada de “com defeito”. Depois de reveladas, um estouro de cores apareceria por todo o filme, o que desconfiguravam as fotos…e eles amaram! Mudaram o olhar de defeito para efeito e apostaram suas fichas de que aquelas manchas, riscos e borrões na verdade eram mega bacanas! E assim fizeram surgir a lomografia, englobando toda essa liberdade do universo fotográfico. A marca, hoje conhecida como Lomography já reinventou vários modelos, continua caprichando no design retrô moderninho das máquinas e está abrindo lojas no mundo todo.
Loja da Lomo em Shanghai:


Lomografia para todos!!!
A lomografia pode ser considerada uma arte popular, já que está ao alcance de qualquer um que tiver uma câmera analógica na mão (não necessariamente mente uma Lomo). E que não exige conhecimento técnico e artístico previamente adquirido como nas artes plásticas ou literatura, onde o artista deve se preparar por anos antes de chegar a um ponto de qualidade. Na lomografia qualquer trabalho atinge status de arte. Vamos colocar a arte e a criatividade em prática!

Gente, em quase todos os sites ou artigos que vocês pesquisarem  sobre lomografia, eles irão  listar as tais “dez regras de ouro da lomografia”. Na verdade, até os lomógrafos tiram onda destas tais regras, já que elas não existem (e é por isso são legais!), pois na lomografia, não existem regras de como fotografar. Então, esqueça as 10 regras. O negócio é fotografar sem planejar o resultado das fotos. Mas se quiser conhecer as dez benditas regras de ouro que “definem oficialmente” a arte da lomografia, Confiram mais no site oficial Lomography.org






Onde encontrar:

Vem cá: em Shanghai
126 Jinxian road, near Maoming Nan Lu, French Concession, Shanghai, China, tel.
+86 21 62561054

Vai lá: no Rio de Janeiro
Rua Visconde de Pirajá 437, Sobreloja 201, Ipanema, Rio de Janeiro/RJ, tel: +55 21 2267 2226  

Vai na net:


Fica a Dica:

* Todas as lojas da Lomo espalhadas pelo mundo promovem exposições, oficinas, workshops e produtos diversos para fotográfia. Sempre tem coisa boa rolando, fique de olho!

Para quem tem iPhone, existe um aplicativo que imita o efeito das fotos Lomo!
Encontre mais dessas fotos no site da lomo http://www.lomography.com.br/



Desejo do dia: fotografar com Lomo já!!!


2 comentários:

  1. Muito massa a Lomo, estou namorando essa que tira 4 fotos ao mesmo tmepo ^^

    http://modernoclubdobolinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai negaa simplesmente adorei esse post das cameras analógicas adoro essa visão das fotos com panoramas diferentes...

    bjs

    ResponderExcluir

Ads 468x60px

Sample text

Olá meninas estamos reformando nosso site para grandes novidades que virão por ai....aguardem!

Abraços!

Followers

Tecnologia do Blogger.

Featured Posts

© ., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena